segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO PARA PROSSEGUIR

Ter um câncer é viver em outro mundo.

Fico pensando que esta doença é uma epidemia, pois vejo nas ruas, nas mídias sociais, na família, e em todos os lugares.

Ter um Câncer é testar sua Fé, sua paciência, sua mente, seu corpo.

Depois que descobrimos o Câncer, ACUMULAMOS UMA AGENDA, não de eventos, mas sim de exames, hospitais, médicos, aplicações de quimioterapia, radioterapia, exames de sangue e tantos outros.

ACUMULAMOS NO ARMÁRIO, muitos exames realizados ao longo dos meses e que sempre vamos ter que dar uma olhada, acreditem, vai fazer parte da sua vida.

É ter VONTADE DE COMEMORAR, cada vez que se faz os exames (ressonância, Pet Cet etc...) e ouvir do seu médico “estamos no caminho certo”, continue, firme e forte, você esta respondendo bem ao tratamento.

Quem nunca teve câncer não tem a mínima ideia do que significa ouvir de um médico que TUDO ESTA BEM. (e muita emoção, agente é capaz de chorar, com essa simples, mas significativa frase)

NÃO sabe o medo que passa pela mente, pelo corpo, não sabe das noites mal dormidas, dos pesadelos, cada vez que se abrem os resultados de novos exames.

NÃO sabe o que é ficar em parafuso e imaginar mil coisas ruins a cada vez que se tem uma simples dor de cabeça, uma dor maior nas costas, as dores nas juntas, visão meio turva. Tudo é motivo para pensar que pode ter algo errado.

É uma doença solitária algumas vezes, pois você BRIGA TODOS OS DIAS com um INIMIGO que você NÃO CONHECE. Você não sai falando a todo o momento sobre sua luta diária, sobre suas dores ou que você esta mal. A gente sofre sozinho e em silencio muitas vezes.

Mas, é também uma doença que lhe traz MUITOS BENEFÍCIOS. Mostra o que é realmente importante e para quem "você" é realmente importante, mostra o verdadeiro valor da vida, mostra que você tem que viver um dia após o outro, viver o presente, o agora, ser feliz todos os dias.

Traz velhos amigos, amigos novos, familiares, que lhe dão uma palavra de força, uma oração, um carinho.
Todos são ANJOS QUE CAMINHAM com você nesta luta diária, pois o amor e atenção são os melhores remédios e mais eficazes para esta doença.

Eu só tenho que AGRADECER a DEUS todos os dias por ter força e fé para enfrentar esta "epidemia".



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aprendizado que descobrimos com o câncer!

  • Não se desespere, não aconteceu só com você. Milhares de pessoas estão passando pelo mesmo problema.
  • Pode chorar, gritar, ficar triste, revoltada com o mundo. E NORMAL. Mas, jamais permita que a tristeza fique em seu coração. Que ela venha quando não puder evita-la, mas que fique o tempo necessário para ensinar alguma coisa.
  •  Você tem alguma religião? Não tem? Não importa. Tenha fé no que quer que seja, vai ajudar e muito.
  •  Amigos? Você vai descobrir quem realmente são os de verdade. E também ganhará novos amigos. Amigos virtuais, amigos que compartilham da mesma dor. 
  • Família será seu porto seguro. Apoio de quem nos ama após um diagnóstico tão terrível. 
  • Sabe tudo sobre câncer? NÃO?  Vai começar a entender os tipos de exames, pesquisar os sintomas, abrir o laudo sem entender nada. Sofrer com cada resultado, sem antes ter passado com um medico. 
  • Vai ficar um tempinho sem gastar com depilação ou lâminas. E quando voltar a fazer irá valorizar até aquela dor que sentimos na hora. 
  • Poderá usar lenços, perucas e acessórios. Ficará mais estilosa e vaidosa e irá ver que a vida esta ai para ser vivida da melhor forma possível. 
  • Não vai dar importância ou se estressar por pequenas coisas. 
  • Vai passar a dar mais importância nas pessoas e valorizar cada momento. (sorria, ame, repare nas flores, comemore cada etapa, vibre com cada sensação nova)
  • Você vai ter uma FORÇA tão grande que nunca imaginou que teria. 
  • Diante de tudo isso... SORRIA PARA VIDA



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Benefícios do exercício fisico

Fiquei um tempinho sem escrever, tirei este período para dar atenção para o meu filho. Afinal ele estava de férias. Agora as aulas começaram e posso voltar a ativa novamente.
Aproveitei também para refletir um pouco sobre a vida, família, amigos, ler livros e algumas reportagens interessantes.
Estes dias li um texto que comenta os benefícios do exercício físico e fiquei muito animada. Principalmente para pessoas que tem ou tiveram câncer de mama.
Mesmo com dores no joelhos e calcanhar estou motivada a começar. Sei que é difícil, que sempre temos uma desculpa para não exercitar mas, afinal este ano, vou completar 50 anos e nunca e tarde para começar... acredito que os benefícios que irei ganhar, serão enormes. 

Caminhada, exercícios físicos, corrida, não importa. 

Faça algo por você.















Drauzio VarellaAbaixo o texto de Drauzio Varella. médico oncologista, cientista e escritorque esta me motivando a iniciar a caminhada. 

MARATONA, quem sabe um dia!!!

"Quando eu estava prestes a completar 50 anos, um amigo me disse que naquela idade começava a decadência. Então resolvi fazer alguma coisa legal para comemorar a data e tive a ideia de fazer uma maratona. Já comecei a correr pensando nos 42 km.
Publicidade
Pouco tempo depois, outro amigo me passou um programa de treinos e fui seguindo como podia. No fim daquele ano, corri a Maratona de Nova York em 4h01. Isso foi em 1993, e desde então já participei dessa prova mais umas sete ou oito vezes. Também já corri em Chicago, Berlim e Joinville — meu melhor tempo é de 3h38, em 1994, em Nova York.
A maratona é minha distância preferida. Ninguém corre 42 km sem estar preparado, todo mundo ali sabe o que está fazendo, então existe muito mais respeito. Já participei de alguns revezamentos e provas menores, mas não gostei. Também fiz a São Silvestre e detestei, achei uma bagunça.
Treino duas vezes por semana no Parque do Ibirapuera e nos fins de semana procuro correr no Minhocão ou no centro da cidade. Aí vario os trajetos: passeio pela praça da Sé, largo de São Bento, Mercado Municipal. Cada treino varia entre 15 e 25 km, depende de quanto tempo tenho.