quarta-feira, 18 de maio de 2016

Iniciando as radioterapias


Foi definido pelo medico que vou fazer 10 sessões de radioterapia na minha coluna (T9, T8) com uma margem de segurança, pois já tinha feito na T12 em 2014.
A pele pode ficar um pouco avermelhada e ter um pouco de fraqueza, mas cada paciente reage de um jeito. No meu caso talvez não fique porque farei poucas sessões.

O planejamento das radioterapias e um caso a parte, acertar os campos, marca tudo com a caneta, fazer os ajustes, ficar tudo milimetricamente marcado. Fazer tomografia e Raio X.

Para quem não sabe a radioterapia é um tratamento no qual se utilizam ionizantes, um tipo de energia direcionada, que ajudam a destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Esta radiação não é visível e durante a aplicação o paciente não sente nada.

Na maioria das vezes o tratamento com radioterapia o resultado costuma ser positivo. O tumor pode desaparecer ou diminuir e a doença ficar controlada.

Comecei nesta semana a radioterapia. 

Todos são muito atenciosos e as sessões são com hora marcada, mas sempre atrasa porque têm os pacientes que estão internados no hospital, a maquina que esta com problema, o servidor que esta lento.

Durante a aplicação você entra na sala que tem o aparelho, fica deitada e o técnico faz os ajustes e alinha a posição do traçado que esta na sua pele com a maquina, o técnico sai e você fica sozinho na sala. O técnico fica na outra sala de controle visualizando através de um monitor. Dura em torno de 12 minutos.

imagem meramente ilustrativa


Não adianta ir com pressa. 
Então estou aproveitando e colocando a leitura em dia.
Quase terminando um livro...


ATENÇÃO: procure relaxar um pouco após as aplicações da radioterapia pois a tensão relacionada a doença, as visitas diárias no hospital para receber o tratamento contribuem bastante para o cansaço.